O corpo da mulher muda muito durante a gestação. Gerar uma vida dentro de você é quase um milagre e todas as mudanças e todo desconforto valem a pena depois que você tem o seu filho nos seus braços. Mas depois do parto toda mulher tem aquela preocupação de emagrecer aqueles quilinhos a mais e perder a barriguinha extra. Pois é, as vezes parece impossível voltar a ter uma barriga no lugar depois de imaginar o quanto ela cresceu durante os últimos meses. Mas isso é possível, acredite! Mas para conseguir atingir seus objetivos é importante buscar um profissional qualificado para te ajudar nesse processo.

Eu como fotógrafa de gestantes e de bebês, acabei me inserindo nesse mundo de grávidas e novas mamães e foi assim que eu conheci o Alexandre Alves, educador físico e diretor a Fitmommy, uma academia especializada em gestantes e pós-parto. E foi com ele que eu entendi a importância de fazer exercícios específicos para cada fase, principalmente no pós-parto.

O Alexandre é formado no método hipopressivo, um método desenvolvido por  Marcel Caufriez, Doutor em Fisioterapia e Readaptação pela Universidade Livre de Bruxelas, e ele conta para gente um pouquinho de como funciona o exercício e os benefícios da prática dele no pós-parto:

“Uma das maiores descobertas para ter um abdomem no lugar e saudável após o parto foi o método Hipopressivo! O método é ainda bastante novo aqui no Brasil e consiste em posturas aliadas a respiração que trazem o abdômen para dentro  e o assoalho pélvico para cima, evitando assim a frouxidão muscular do abdomem e as incontinencias urinárias tão frequentes após o parto”.

Hipopressiva-1

“Eu sempre explico para as mães da seguinte forma: imagine-se deitada no chao de barriga para cima e tente fazer um abdominal convencional e olhe para sua barriga. Veja que ela é projetada para fora, ou seja, um músculo que precisa ir para dentro, esta sendo empurrado no sentido oposto. Os abdominais tambem empurram os órgãos contra o assoalho pélvico e aumentam as incontinências e o risco de prolapso da bexiga.

O método hipopressivo tem muitos benefícios para a mulher, além dos citados anteriormente, ele promove uma grande melhora da postura, evita dores lombares tão comuns no  pós-parto, além de melhorar varios padrões sanguíneos e respiratórios.

O problema ainda é a carência muito grande de profissionais habilitados, mas em breve, cursos preparatórios serão trazidos para o Brasil para a divulgação do método.”

 

Ginastica hipopressiva

Ginastica hipopressiva

 

Para quem quer ver e entender na prática os princípios do método e como ver alguns exercícios na prática vale a pena assistir esse vídeo. Nesse vídeo aqui o Alexandre apresenta o método e mostra um pouco como funcionam os exercícios:

[youtube height=”HEIGHT” width=”WIDTH”]https://www.youtube.com/watch?v=4XcX7GXWclA&list=UU8TAM4TF9E-J4qaNwPmSLDg[/youtube]

 

Para quem for de São Paulo, vale a pena entrar em contato com o Alexandre lá na Fitmommy para saber mais detalhes. E é bom ressaltar que os benefícios são obtidos inclusive por mamães que já tiveram seu bebê há um certo tempo. Ele não é exclusivo para esse momento pós-parto! Então se você já tentou de tudo e ainda não conseguiu perder toda a barriguinha, esse método também pode te ajudar.

* Todas as fotos aqui, assim como o vídeo, eu mesma fiz enquanto assistia uma de suas aulas e estão sem nenhum tratamento. Essas são alunas reais que acabaram de ter bebê e estão praticando os exercícios com a orientação do Alexandre na Fitmommy.

** Não pratique os exercícios sem a orientação de um profissional qualificado.

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