A chegada de um bebê é um momento muito único, que emociona demais os pais. Nada mais natural do que querer registrar essa fase de uma forma especial.

Por isso, o ensaio newborn é cada vez mais popular entre as famílias. Trata- se do registro dos primeiros dias de nascido do bebê (normalmente até o 15º dia), com o objetivo de eternizar cada detalhe do bebê que acabou de chegar ao mundo.

Mas é claro, fotografar um bebê recém-nascido exige cuidados específicos, vamos te orientar do passo a passo de um ensaio newborn. Confira!

Ensaio newborn em estúdio ou em casa?

Podemos dizer que os ensaios newborn têm duas vertentes: o ensaio newborn em estúdio e o newborn  lifestyle. O primeiro deles conta com uma produção maior. Haverá a produção de cenários, bebês usando acessórios, posicionados em cestinhos, caminhas e com uma série de elementos lúdicos que trazem uma certa delicadeza para a sessão de fotos.

As fotos que são produzidas em estúdio são a tendência mais conhecida nos ensaios de recém-nascidos. Os resultados são realmente um sonho!

Cada fotógrafo desenvolve seu próprio estilo com o tipo de produção que utiliza nos ensaios. O estilo de cada profissional engloba as poses utilizadas, o ângulo das fotos, o tipo de luz, os acessórios usados, as cores predominantes, etc. Por isso é importante escolher um profissional com o estilo que você se identifica.

Já a vertente do lifestyle traz fotografias que representam o dia a dia do bebê. As fotos são feitas em casa, tomadas mais naturalmente, em família e nos ambientes de convívio deles. São tiradas fotos mais espontâneas, registrando a interação dos pais com o bebê. Também é possível registrar a hora do banho e da amamentação, e o resultado é puro afeto.

Por que fotografar o bebê até o 15º dia?

O ensaio newborn traz essa característica não apenas pelo registro dos primeiros traços do bebê, mas sim porque até os primeiros quinze dias de nascido é mais fácil fotografá-lo. Nesse período, o recém-nascido é menos propenso a cólicas, portanto estará mais calmo e tranquilo.

Além disso, nos primeiros dias é que o bebê tem mais flexibilidade no corpinho para fazer as poses. E passa mais parte do tempo realmente dormindo.

Se o bebê já for maior, será mais “esperto”. Aí a sessão fotográfica terá que responder a um ritmo diferente, portanto conduzida de outra forma e com um resultado diferente.

Que cuidados ter com o bebê durante a sessão?

É comum que no ensaio newborn o bebê seja fotografado sem roupa. Lembre-se de que nesse período o organismo do recém-nascido ainda não controla bem a temperatura do corpo, por isso é fundamental que o espaço seja climatizado.

Se o tempo estiver frio, é indicado o uso do aquecedor ou ar quente. A temperatura ideal para o conforto do recém nascido é de 28°C. A umidade do ambiente também deve ser controlada para que o bebê fique mais confortável.

Todos os acessórios e itens de decoração utilizados devem ser bem higienizados. Portanto é apropriado limpar o local das fotos e levar álcool em gel no dia escolhido para a sessão.

É preciso muito cuidado ao posicionar o bebê. Uma pesquisa rápida na internet mostrará algumas poses mais usadas nos ensaios newborn, como aquela clássica com o bumbum para cima. No entanto somente um profissional qualificado está apto para posicionar o bebê de forma segura. É preciso estudar um pouco da fisiologia do bebê para entender os limites e cuidados na hora de manipulá-lo. Não é aconselhado que uma pessoa sem uma formação específica faça esse tipo de ensaio.

Se você quiser fazer o ensaio você mesma em casa, opte por fazer o newborn lifestyle, que por ser um registro natural não precisa de tantos cuidados na hora de posicionar o bebê.

Qual é a melhor iluminação?

A luz natural é a melhor amiga dos ensaios com recém-nascidos. A luz natural indireta que entra pela janela é uma luz delicada e muito bonita, a escolha da maioria dos profissionais. A luz artificial também pode ser usada se necessário, essa é uma escolha que também está ligada ao estilo de trabalho de cada fotógrafo.

O flash não é o mais indicado a ser usado, visto que poderá incomodar o bebê, principalmente se ele estiver acordado. Entretante vale ressaltar que o flash não gera nenhum risco para a saúde do bebê.

Ha algum tempo atrás algumas noticias foram divulgadas nas redes sociais sobre de um caso de um bebê que perdeu a visão por conta de um flash de câmera. No entanto essa notícia era uma notícia falsa e sensacionalista. Com um pouco mais de pesquisa, foi possível descobrir que o bebê ja tinha problemas na vista e que em nenhum momento os médicos concluíram que o flash foi causador do problema na vista do bebê. Não existe nenhum estudo que diga que o flash pode prejudicar a visão de um bebê recém nascido. 

É necessário fazer o bebê dormir para as fotos?

No ensaio newborn, para as maioria das fotos e poses sejam feitas, o bebê precisa estar dormindo. E como fazer para fazer o bebê dormir? Quem tem filhos sabe que essa tarefa não é nada fácil.

O mais importante nesse processo de fazer o bebê dormir é ter paciência. Mais cedo ou mais tarde o bebê vai dormir, não precisa se preocupar. Normalmente, em um ensaio de recém nascido, o próprio fotógrafo ou seu assistente já cuida da tarefa de fazer o bebê dormir. O profissional vai fazer o bebê adormecer já sem roupa e em uma posição mais próxima daquela que o bebê será fotografado. Assim a manipulação na hora de colocá-lo na pose é bem menor e tem menos chance dele acordar antes que o clique seja feito.

Existe algum truque para fazer o bebê dormir mais rápido?

O primeiro passo para fazer o bebê dormir é deixar o ambiente mais calmo e tranquilo. É importante que todas as pessoas presentes estejam tranquilas, calmas e relaxadas, principalmente a mãe.

A relação do bebê com a mãe é muito forte, e é unânime, todos os profissionais percebem claramente a influência do sentimento da mãe com o bebê durante a sessão. Quando as mães ficam ansiosas ou tensas, o bebê sente e tem dificuldade de relaxar e cair no sono. Por isso mamãe, é importante que você fique calma e relaxada. Para isso procure um profissional que te passe confiança, isso é o mais importante!

Além disso temos algumas técnicas que pode ajudar a acalmar o bebê e ajudá-lo a pegar no sono. A primeira delas é o som do útero, ou white noise, que funciona super bem com bebês recém nascidos.

Acessórios vibratórios também ajudam a ninar e acalmar o bebê. Eles tem o mesmo efeito daquelas cadeirinhas vibratórias ou do próprio carro, que normalmente embala o sono dos bebes.

Enrolar o bebê nos chamados wraps também ajuda no processo de acalmar o bebe. Isso acontece porque o bebê erolado tem a mesma sensação de estar dentro do útero. A posição é a mesma e o limite de espaço, remete ao útero e transmite segurança e ajuda a relaxar.

E se o bebê ficar inquieto?

Tenha em mente que o ensaio poderá ser interrompido várias vezes, pois o neném terá seus momentos de inquietação e necessidades. Assim ele vai precisar parar para mamar, vai fazer xixi e cocô na hora da foto, as vezes pode regurgitar.

Tudo isso faz parte do processo e é natural. O fotógrafo de newborn está mais do que preparado para lidar com todas essas situações.

Tem alguma dúvida? Converse comigo no whatsapp!

Please follow and like us:
error