A gravidez é um momento muito especial na vida de qualquer mulher. Mas não é só ela que fica encantada com essa fase: o papai, os familiares e amigos querem curtir cada momento e ficar perto.

Por isso, fazer um ensaio gestante tornou-se quase uma obrigação. Fotos lindas desse momento encantador para um álbum de família ficar repleto de afeto e doçura. Quem não quer? Mas será que você sabe qual é o momento ideal para fazer a sessão de fotos?

Quando devo fazer um ensaio gestante?

A melhor época para você agendar e tirar as fotos do seu ensaio é entre o final do sétimo mês de gestação e início do oitavo (entre a 30ª e a 32ª semanas). Essa orientação é válida porque nessa fase a mulher já pode ostentar aquela barrigona, porém não está sofrendo tanto com os efeitos da fase final da gravidez, que são: maior retenção de líquidos, inchaço, dificuldades para caminhar e respirar.

Qual é o melhor horário para fotografar

Se você optar por um ensaio externo, ss recomendações nesse sentido são unânimes: o melhor horário é aquele em que a luz natural está mais bonita. E em geral isso acontece sempre no comecinho da manhã e no fim da tarde. Esses dois horários apresentam tonalidades e direção de luz distintas e que ficam maravilhosas nas fotografias.

Se você optar por um ensaio em estúdio, você não precisa se preocupar com isso, uma vez que será usada somente luz artificial. Vale lembrar que a escolha por estúdio e foto externa é uma questão de estilo, já que o resultados dos dois tipos de ensaio são bem diferentes.

Algumas dicas para a sessão de fotos

Agora que você já está por dentro da melhor época para tirar suas fotos, vamos dar algumas dicas do que você pode ir preparando para o dia especial.

Toda mãe vai querer mostrar a barriga nas fotos. Então sugerimos providenciar de dois a três looks para as fotos. Desde aqueles looks mais comuns com a barriga de fora, até vestidos justos que marcam muito bem a silhueta da gestante. Na verdade a escolha e a quantidade de trocas de roupas deve ser previamente combinada com o fotógrafo. É ele quem vai te ajudar a montar o figurino.

Quanto tempo dura em média cada sessão?
Quando falamos de ensaio para gestante, não existe exatamente uma regra muito rígida. Entretanto sabemos que uma sessão pode levar de 1 a 2 horas, aproximadamente, dependendo da proposta escolhida e do local. Se for feita em estúdio, a sessão é mais rápida do que quando feita em algum espaço externo como parques e praias.

Outras dúvidas que podem surgir referentes ao ensaio gestante são relativas à maquiagem, cabelo e objetos de “cena”. O que você precisa saber é que, em geral, a maquiagem é indicada pela maioria dos fotógrafos, estando ela incluída ou não no pacote fotográfico que você contratou. Uma maquiagem profissional faz toda a diferença no resultados das suas fotos. A mesma coisa em relação ao penteado, que não precisa ser muito elaborado. Porém um cabelo com volume é ideal para a sessão de fotos. Quando aos objetos de cena, é possível que o fotógrafo leve alguns itens, mas é claro que os pais podem e devem levar objetos importantes como o primeiro sapatinho, uma roupa especial, ou qualquer outro item sentimental.

Agora que você já sabe qual é o momento ideal para fazer um ensaio gestante, não perca a data e programe-se para garantir um álbum de família pensado desde o comecinho!