Helena Batizado e Festa-83

Resolvi escrever esse post pensados em todas as mamães de primeira viagem que nunca fizeram uma festa infantil e que acabam quebrando a cabeça para organizar a festinha do primeiro ano dos seus filhos.

Tem tanta coisa para pensar e decidir… As coisas são caras e o que realmente é importante? Aonde da para economizar? Como fazer uma festa charmosa? O que funciona e o que não funciona?

Pois é, não sou nenhuma organizadora de festas ou assessora, mas como fotógrafa já passei por muitas festas de criança e já vi muitas coisas….algumas que dão certo e outras que nem tanto. Vejo o que enche os olhos das crianças e faz elas se divertirem em cada idade.

E é isso que eu quero compartilhar aqui! A minha experiência, a minha visão (e um pouco da minha opinião é claro) do que fazer e do que não fazer em uma festa infantil. Como economizar, como gastar com o que realmente importa. Não quero criar um manual ou uma receita de como fazer, mas discutir alguns pontos importantes que as vezes, no meio de tantos afazeres, pode não passar pela cabeça das mamães na hora de fazer a festa. A maioria das dicas está voltada para festas de 1 ano.

Tema

Sim, festa infantil tem que ter um tema. Muitas vezes os temas escolhidos são desenhos e personagens que a criança gostam. Mas isso não é regra. Você pode fugir dos temas mais óbvios e fazer uma festa diferente e cheia de charme. Que tal fazer uma festa com temas como: borboletas, corujas, guloseimas, fazendinha, baleia ou pirata?! Diferente e divertido. Pesquise bastante na internet. O Pinterest é um site fantástico para esse tipo de coisa, eu indico uma pesquisa por lá antes de começar a fazer qualquer coisa!

Decoração

Eu recomendo fugir das mesas prontas de buffet. Experimente uma decoração personalizada que você vai se apaixonar. Você pode contratar profissionais especializados nisso ou fazer você mesma se você for habilidosa e gostar de colocar a mão na massa!! Eu já vi mãe, que trabalha, com dois filhos preparar uma festa pra lá de linda…. melhor que de muito buffet!! As mesas prontas muitas vezes tem enfeites velhos e sujos, são cheia de informação, cheia de brinquedos do personagem em cima da mesa. Uma confusão. Quem já viu uma, já viu todas!

Menos é mais! Uma mesa com menos enfeite, com enfeites menores e mais delicados ficará muito mais bonita do que uma mesa gigante e cheia de coisa.

É claro que tem muita mesa dessas tradicionais bonitas sim, não quero generalizar, mas uma mesa personalizada é maravilhosa. Não sei em termos de preço o que vale mais a pena. Imagino que uma mesa personalizada seja mais cara, faz sentido. Então veja se está dentro do do seu orçamento antes de sair contratando uma pessoa.

Mas se você mesma for fazer a decoração, inspire-se no pinterest. Lá você encontra milhares de artes prontas para você  imprimir. Tem também vários projetos do tipo faça você mesmo (Sigla em inglês: DIY) com enfeites de parede e de mesa para decorar a festa inteira. É só mergulhar no site. Se conseguir fazer a busca em inglês a quantidade de idéias triplica!! Só com isso você consegue fazer uma festa fantástica num estilo mais personalizado do que as mesas tradicionais. Vale a pena tentar!

Local

Uma festa no buffet infantil é muito legal, tem brinquedo de todos os tipos e para crianças de todas as idades, é prático, você não tem trabalho nenhum. Vale a pena buscar alguns buffets diferentes, com brinquedos de “antigamente”, espaço ao ar livre, etc. Busque também entrada de luz natural para ter as fotos lindas que você tanto quer. A luz do dia é sensacional, não deixe de aproveitá-la. Vale a pena pesquisa e perguntar por aí para escolher o buffet perfeito!

MAS se você estiver pensando em economizar, uma festa no salão de festas do seu prédio ou até mesmo na sua casa pode fazer o maior sucesso!

Se você está organizando uma festa de 1 ano ou até mesmo 2 ou 3 vale a pena repensar. Crianças pequenas pouco aproveitam os brinquedos do buffet infantil, essa é a verdade. Normalmente a piscina de bolinha satisfaz a criançada dessa idade.

Nesse tipo de festa o número de crianças convidadas é bem pequeno, a maioria dos convidados serão a família e amigos. Então uma festa em casa, no salão de festas ou até mesmo em um buffet normal (para adultos) pode ser perfeito. Pense nisso!

Para uma festa em casa, acrescente na lista de TO DO: comida, bebida, animação e/ou brinquedo e pronto!

Animação

A animação da festa normalmente é um ítem extra, a mais. Principalmente em buffet infantil. Em festas em casa, elas se tornam mais importantes pois também significam tranquilidade para os pais. Não precisa ser o tradicional teatro ou mágico, até porque crianças de 1 ou 2 anos não se interessam muito nesse tipo de coisa. Deixe para gastar com isso mais pra frente! Hoje existem alguns animadores/monitores (ou qualquer que seja o nome correto para eles) especializados em crianças menores. Alguns levam brinquedos focados para essa idade e os monitores brincam e ajudam a cuidar dos pequenos. Excelente! Pesquise e converse com os fornecedores. Busque brincadeiras mais tranquilas e direcionadas para essa idade. [/acc_item]

Brinquedos

Se você vai fazer uma festa em casa, o aluguel de brinquedos vai passar pela sua cabeça e pode sim ser uma boa idéia. Mas alugue somente se você tiver espaço. Piscina de bolinha normalmente é suficiente. Se quiser mais coisa, pense numa cama elástica para as crianças maiores. Não tem como errar!

Horário da Festa

A minha recomendação é clara: durante o dia! Isso por dois motivos: a criança está acordada e a luz do dia significa fotos mais bonitas,

Preciso falar mais alguma coisa? Pois é, eu sei que buffet infantil é mais caro no horário de almoço ou a tarde. Mas Festa de 1 ano começando a noite tem grandes chances de terminar com chororô no parabéns! Criança com sono fica chatinha a não aproveita a festa. Experimente escolher o horário que mais se encaixa com a rotina do seu filho, tem mais chance de dar certo! Mas se seu filho for boêmio, festa a noite está liberado! =)

Se a festa for em casa não tem desculpa! Festa durante o dia! Se não quiser servir almoço para todo mundo, não tem problema faça a tarde!

Organização

Se você se convenceu em fazer a decoração da festa do seu filho… Por favor, comece com muita antecedência! Melhor ficar tudo pronto antes do que faltar coisa no dia, certo?!

Profissionais especializados as vezes atrasam na hora de preparam uma mesa, então imagine você, marinheira de primeira viajem! Tente planejar-se para montar a mesa um dia antes (se for possível). A chance maior é que você vai demorar mais do que você imagina. Portanto calcule uma boa folga!

 

Bom acho que é isso! Obviamente esse não é um passo a passo de como organizar uma festa infantil. Acho que outros sites fazem isso melhor, mas são alguns pontos para serem discutidos e algumas dicas para quem vai começar a organizar uma festa! Espero que tenha ajudado!

Se você tiver mais alguma dica ou alguma história que deu certo ou errado na sua festa e quiser compartilhar, queremos saber!

Pode ajudar outra mãe a organizar sua festa!

Um Beijo a todas!