5 fotos que não podem faltar na festa de 1 ano

O primeiro aniversário do bebê é uma data muito especial. Uma comemoração enorme para os pais e para a família, principalmente para aqueles que sonhavam com o bebê antes dele chegar.

A festa de 1 ano celebra a vida da pessoa mais importante da sua vida. Só isso já é motivo de sobra para querer fazer uma festa pra lá de especial.

Seja grande ou pequena a festa, para mim, a parte mais importante é a fotografia, porque é ela que vai eternizar para sempre esse dia tão especial. Qual a sensação de você, hoje, rever as fotos de quando você tinha 1 ano? Pois é, é exatamente isso que você deixará de presente para seu filho (ou filha) fazendo o registro da festa.

Eu, como fotógrafa de festa infantil, vejo e participo de muitas festas todos os anos. E consigo ver quais fotos que fazem mais falta quando não são feitas. Por isso decidi escrever esse artigo com tudo que você precisa saber para garantir imagens inesquecíveis para a festa do seu filho!

1. Fotos da decoração

Seja uma decoração grande ou pequena, simples ou caprichada, contratada ou feita em casa, o mais importante é a recordação.

Quando falamos de fotos, estamos na verdade falando de memórias. O valor da fotografia está na lembrança que ela vai gerar daqui a 20 anos. Por isso registre a decoração.

DICA: Faça essas fotos antes dos convidado chegarem e com calma.

2. Fotos de família

Aquelas fotos posadas de família as vezes são chatas de serem feitas, principalmente quando tem-se uma festa para aproveitar. Mas acredite, fotos organizadas e posadas com a família mais próxima farão falta.

DICA: Avise previamente os avós, padrinhos e tios que você faz questão de fazer umas fotos com eles. Peça para eles te ajudarem a lembrar de fazer as fotos.

Melhor Momento: Dois momentos são bons para esse tipo de foto, o início da festa, antes dos outros convidados chegarem ou na hora do parabéns. Junte as famílias atras do bolo e garanta os cliques.

A vovó vai amar ganhar essa foto impressa para colocar num porta retrato!

3. Fotos com a Mãe e o Pai

Durante a festa os pais ficam super ocupados recebendo todos os convidados, dando atenção para todos e providenciando coisas para a festa. Dessa forma, muitas vezes, outra pessoa é quem fica responsável por cuidar e brincar com o aniversariante.

DICA: Tire um tempinho para ficar com seu filho, brincar com ele e aproveite esse momento para ser fotografado com ele de forma mais natural e espontânea. Tanto você quanto o Papai!

Conforme eles crescem o tempo com os pais vai ficando cada vez menor. Por isso, se você quiser uma foto com seus filhos você vai ter que se desdobrar e entrar na brincadeira com eles para conseguir.

Melhor Momento: Não tem uma hora específica para isso, mas minha sugestão é para aproveitar o começo da festa, quando os convidados ainda estão chegando.

4. Uma foto espontânea

Os melhores sorrisos e gargalhadas acontecem quando a criança está se divertindo e nem vendo que as fotos estão sendo tiradas. É assim que normalmente sai uma ótima foto para a capa do álbum.

Mais vale captar um sorriso verdadeiro do que ter a criança olhando pra foto com cara feia. Portanto pense nisso e invista em fotos mais “jornalísticas” que retratam aquilo que está acontecendo.

DICA: Passe a festa sem pedir que a criança olhe para a foto. Melhor nem lembrar que fotos estão sendo tiradas. Deixe para o fotógrafo ou uma pessoa da família (que não esteja na foto) chamar a atenção do bebê com alguma brincadeira. Certamente seu filho ficará menos irritado em relação à fotografia durante a festa.

5. Fotos do Parabéns

Por último, a dica mais importante para quem não contratou um fotógrafo profissional para fazer as fotos da festa: A foto do parabéns!

Portanto, se esse for o seu caso, eleja um fotógrafo oficial antes de começar o parabéns. Chame a pessoa e avise o momento que o parabéns será cantado.

DICA: Considere a possibilidade de manter a luz acessa para ter fotos de qualidade maior. Aliás, avise a todos antes de começar para não ter uma surpresa no meio do caminho.


O meu propósito de vida é levar amor e alegria para a vida das pessoas. Além disso, eu acredito muito que meu álbuns de festa são a materialização do amor e da alegria que as pessoas viveram nesse dia.

Eu crio memórias, conto a história de um dia especial. Por isso tenho certeza que minhas fotos vão trazer muitos sentimentos felizes sempre que forem vistas. Hoje, daqui um ano e, principalmente, daqui a 20 anos.

Então, você já reparou como a fotografia se torna mais valiosa com o passar do tempo? Eu te pergunto: Que valor tem as fotos da sua infância hoje?

O que os clientes dizem

“Gostaria de manifestar os meus mais sinceros elogios ao seu profissionalismo, dedicação e carinho com nosso pequeno. Muito obrigada Ana, por nos proporcionar um trabalho lindo e que vamos guardar com todo carinho. Fotografar é construir memórias, e você faz isso majestosamente!! Até a próxima!!” – Natália

“Excelente profissional! Super delicada e especial, consegue tirar o melhor de todos os momentos! Já fiz vários ensaios e festas com Ana e recomendo de olhos fechados!” – Thaïs